A Industria
Panorama Setorial
O consumo de alimentos fora do lar, o conhecido mercado de Food Service, vem crescendo significativamente no Brasil. Este mercado representa 25% do consumo de alimentos com um faturamento de US$ 13 bilhões, ou seja, a cada seis refeições, duas são feitas fora do lar. Segundo estatísticas do IBGE existem no país, nada menos, que 1,2 milhões de estabelecimentos que exercem atividade neste setor.
Outra questão de grande importância para o setor é a segurança alimentar e a exigência cada vez maior de garantias de qualidade e de informações sobre os métodos de produção, que podem ser afiançadas com a adoção da rastreabilidade dentro da cadeia.A rastreabilidade é entendida aqui, como a habilidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria. Ela possibilita um controle total de todas as etapas da cadeia de suprimentos, fornecendo instrumentos fundamentais para análise e gestão de riscos. Controlando melhor os mesmos, a empresa pode maximizar os seus resultados, além de oferecer confiabilidade ao consumidor.
A GS1 Brasil criou o Grupo de Trabalho Food Service com o objetivo de alcançar maior eficiência na cadeia de food service , indústria,operadores logísticos até sua ponta (restaurantes, lanchonetes, padarias,hotéis) e Associações através da utilização de padrões e colaboração entre as partes, seguindo algumas iniciativas internacionais que trabalham com o objetivo de aprimorar a eficácia desta cadeia.